Ninfoplastia
A cada dia que passa mais pessoas buscam elevar sua autoestima, corrigindo defeitos que as incomodam esteticamente. Isso tudo tem relação com a felicidade, qualidade de vida e o bem-estar. As cirurgias plásticas vêm proporcionando essas mudanças, além dos procedimentos mais conhecidos como as plásticas nos seios, nariz, lipoaspiração, a Ninfoplastia vem sendo muito requisitada pelas mulheres para fazer reduções ou alterações dos pequenos lábios vaginais.
INDICAÇÕES
Na maioria dos casos, as mulheres que optam pela cirurgia plástica são devido a estética, que causa incômodo e afeta a autoestima, principalmente durante as relações sexuais.
Outras buscam a cirurgia plástica de ninfoplastia por questões mais funcionais. Muitas mulheres sofrem dor por conta do tamanho dos lábios, causando dor ou desconforto ao usarem roupas mais apertadas
Também tem aquelas que procuram por questões de higiene. A dificuldade de higienizar a região causa acúmulo de secreções e urina, podendo causar infecções constantes, como por exemplo, a candidíase.
CONTRAINDICAÇÕES
A ninfoplastia possui as mesmas contraindicações de outras cirurgias: pacientes com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, asma, insuficiência cardíaca, devem evitar procedimentos cirúrgicos.
Pacientes com infecção ativa ou corrimentos precisam realizar o tratamento antes da cirurgia para que não ocorram problemas posteriores.
COMO FUNCIONA
O procedimento dura cerca de 40 a 60min. Pode ser feita com raquianestesia ou com anestesia local e sedação, permitindo que a paciente durma ao longo do procedimento. Durante a cirurgia, o médico cirurgião retira parte dos pequenos lábios e reconstrói as estruturas. Os pontos são absorvíveis, ou seja, não é necessário retirar os pontos. As cicatrizes são pequenas e muito discretas, imperceptíveis aos olhos de outra pessoa. É uma cirurgia que causa muito pouca dor e grande satisfação. Nas pacientes com indicação é associado a lipoenxertia nos grandes lábios que devolve o volume, perdido com o envelhecimento, e proporciona o rejuvenescimento da região intima
PRÉ-OPERATÓRIO
A ninfoplastia exige os mesmos cuidados preparatórios de outras cirurgias: estar acompanhado no dia da realização do procedimento, não realizar o uso de aspirina ou qualquer outro medicamento sem autorização médica, não fazer o uso de drogas, tabaco ou bebidas alcoólicas por no mínimo 3 semanas antes da cirurgia
Ela pode ser feita separadamente ou combinada com outra cirurgia plástica
PÓS-OPERATÓRIO
Como qualquer outra cirurgia é necessário o repouso na primeira semana. Pode acontecer da região ficar arroxeada e inchada. As mulheres que possuem uma rotina mais agitada, realizando esforço físico ou que precisam caminhar muito, devem esperar pelo menos 2 semanas para voltar à rotina normal. Já as mulheres que trabalham em escritórios ou sem precisar realizar muito esforço podem voltar após uma semana. Em ambos os casos é recomendado a utilização de roupas leves.
A vida sexual precisa ser retomada após 30 a 45 dias, devido à cicatrização e a sensibilidade. Sempre que utilizar o banheiro, faça a higienização com água e sabonete neutro.
A ninfoplastia é mais um procedimento criado para melhorar a autoestima da mulher, permitindo que seja feliz e realizada consigo mesma em todos os sentidos da sua vida.